terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Mas / Mais


Não existe mistério para a escrita dessas palavras, MAS, ainda assim, percebemos muita confusão nas redes sociais e em redações escolares. Talvez a pronúncia seja a causa da confusão, porém, como sabemos que nem todas as palavras se escrevem exatamente da forma como são pronunciadas, vamos às regras:

A conjunção MAS indica uma oposição, geralmente se refere a algo contrário ao que se podia pensar pela ideia anterior. Observe a associação das ideias a seguir:

Diana ENTROU NO SUPERMERCADO.

Diana NÃO COMPROU NADA.

Se alguém entra no supermercado, pode-se imaginar que seja para comprar alguma coisa. Essa suposição é negada pela 2ª ideia, sendo uma oposição do que poderia ocorrer. Nesses casos, usamos sempre MAS para representar uma oração chamada de ADVERSATIVA. Outro macete é substituir por PORÉM. Se a palavra "encaixar" na ideia, escreva MAS.

Diana entrou no supermercado, MAS não comprou nada. (MAS = PORÉM)

O mesmo ocorre nos exemplos abaixo:

Liguei, MAS você não atendeu.
Não sou rico, MAS tenho tudo de que preciso.
Eles são loucos, MAS felizes. (já vi essa sentença centenas de vezes em redes sociais.)
Tentei explicar o que aconteceu, MAS não consegui.

OBS.: Já vi muita gente falando e escrevendo MAS PORÉM, que não é uma forma correta, já que as duas palavrinhas querem dizer a mesma coisa. É errado dizer: Diana entrou no supermercado, MAS PORÉM não comprou nada. Use APENAS UMA das duas.

Já a palavra MAIS é usada para indicar uma quantidade aumentada de algo ou para modificar o sentido de um adjetivo, sendo, assim, um advérbio. Ainda é usada para indicar algo que ocorria no passado, MAS não ocorre MAIS.

Eles são os loucos MAIS felizes que conheço. (MAIS modifica o sentido do adjetivo FELIZES)
Antes você atendia minhas ligações, MAS agora, não me atende MAIS.
De tudo na vida, o que eu MAIS quero é a felicidade.
Não tenho MAIS dinheiro, MAS vou sair com meus amigos mesmo assim.

Espero ter sido claro nas explicações. Qualquer dúvida, sintam-se à vontade para expor nos comentários. Vou fazer o possível para responder o MAIS rápido possível. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário